Psiperez

Gerenciamento de Crises, Psicoterapia e Avaliação Cognitiva

Redes Sociais

gallery/attachments-Image-foto_eu

Meu nome é Carlos Eduardo Perez Costa.

Sou brasileiro, nascido na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1972.

Estudo Psicologia desde 1991. Primeiro, graduei-me como Bacharel em Psicologia aos 22 anos (1994) e depois, em 1996, obtive o título de Psicólogo, ambos pela UFRJ.

Em 1996, fui aprovado em 1o lugar no concurso nacional para ingresso na carreira militar como Oficial (Psicólogo) do Quadro Complementar do Corpo de Armada da Marinha do Brasil.

Em 1997, fiz o Curso de Formação de Oficiais.

Como sempre tive interesse profissional pela área da Saúde Mental desde as aulas de Psicanálise na época da graduação, fiz estágio no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Hospital-Dia) e depois, já na Marinha, fui servir como Encarregado da Seção de Psicologia em um Hospital Psiquiátrico de nível terciário, a Unidade

Integrada de Saúde Mental, onde comecei a conhecer as Neurociências (Neuropsicologia, Psicofarmacologia e Psicobiologia).

Neste Hospital Psiquiátrico, servi de 1998 a 2014 como Oficial Psicólogo,  e tive várias oportunidades de crescimento e aprendizagem profissional, as quais cito, por exemplo : 

prestar atendimento psicoterápico (Psicoterapia breve e TCC), tanto em regime ambulatorial como em regime de internação,

participar de perícias judiciais e de exames de sanidade mental a pacientes custodiados pela Justiça Militar e Comum,

fazer avaliações cognitivas com a utilização de testes neuropsicológicos em pacientes encaminhados pelas diversas clínicas e serviços do Hospital Naval Marcílio Dias, principalmente a Clínica de Geriatria e de Neurologia

participar de atividades terapêuticas para ressocialização de pacientes esquizofrênicos.

Em função de uma breve passagem pelo Grupo de Avaliação, Assistência e Reavaliação a Pacientes Especiais (GAARPE) da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, fiz no ano de 2002 um Curso de Pós-Graduação, custeado pela própria Marinha do Brasil, na área de Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto-Juvenil na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.  Posteriormente, fiz, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, uma outra pós-gradução em Terapia Cognitiva-Comportamental.

No ano de 2003, fui convidado a atuar como Perito Judicial, inicialmente, na 9a Vara de Fazenda Pública do Estado do Rio de Janeiro em razão da experiência adquirida com a utilização de testes psicológicos no contexto clínico e da participação na atividade pericial. As nomeações como Perito estenderam-se a vários processos nas Varas de Fazenda e, em sua maioria, eram relacionados a necessidade de fornecer esclarecimentos sobre questões de psicodiagnóstico e sobre a validade de utilização de testes psicológicos em processos seletivos de concursos públicos.

Na Marinha do Brasil, fiz todos os curso de carreira necessários para progressão funcional, tais como os Cursos de Estado-Maior e o Curso Superior. Além destes cursos, fiz cursos de qualificação em áreas específicas como o de Inteligência, de Segurança Orgânica e de Negociação de Conflitos com Reféns. Por conta desta última qualificação, tive a oportunidade de trabalhar em operações interagências em grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016 na função de Negociador. 

Atualmente, sou o encarregado pelo Núcleo de Assistência Social (NAS) do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), OM responsável pela formação e aperfeiçoamento de praças da Marinha do Brasil.  Tenho a função precípua de implementar e gerenciar as ações de Programas e Projetos Sociais, como o de Prevenção a Dependência Química, o de Educação Financeira, além de continuar com os atendimentos em psicologia. 

Atendo também como Psicólogo em consultório particular desde 2002 ininterruptamente, onde atuo com psicoterapia e avaliação cognitiva

Sou casado e tenho um filho que ilumina minha vida.